Desde que o Youtube veio ao mundo, os tutoriais nunca mais foram os mesmos. Eles estão entre os temas mais populares da rede de vídeos. E cada vez mais são usados pelas empresas para explicarem processos, ensinarem as mais diversas atividades ou ilustrarem o funcionamento de um produto ou de um aplicativo.
Tutoriais em vídeo são mais didáticos, mais fáceis de serem consumidos e mais práticos de serem distribuídos.
Mas para que eles sejam realmente eficientes, é importante você estar atento a alguns detalhes.
Dica 1
Fique ligado no ritmo! Um tutorial não pode ser acelerado, com muitos cortes, trilha frenética ou textos que entram e saem da tela com rapidez. Ele precisa dar tempo para seu espectador assimilar as informações.
Dica 2
Se o tutorial tiver locução, as frases precisam ser curtas e, de preferência, na ordem direta. Porque a simplicidade na linguagem reforça o didatismo e evita confusões.
Dica 3
Se o tutorial não tem locução, e depende do uso de textos em arte gráfica, evite blocos de textos muito longos e fique sempre atento ao tempo de leitura. Além disso, se possível, dê preferência para estruturas em tópicos, que ajuda a organizar a explicação.
Dica 4
Sabe aquela história de que uma imagem vale mais do que mil palavras? Pois é, ela se aplica perfeitamente bem para os tutoriais. Abuse das imagens, pois elas vão esclarecer mais do que as palavras!
Dica 5
Não tenha medo das redundâncias. Convém não exagerar, mas vale a pena reforçar ideias mais complexas, retomar conceitos, ou mesmo fazer alguma recapitulação ao final do vídeo.
Lembre-se, o objetivo de um tutorial é ensinar. E toda sua linguagem precisa estar a esse serviço!
Se precisa fazer um tutorial e não sabe por onde começar, chame a Cartola! Estamos aqui pra te ajudar!