Institucional ou Manifesto?

Você sabe a diferença entre um vídeo institucional e um vídeo manifesto? Os dois são formatos muito usados na comunicação corporativa, e trazem algumas semelhanças que podem gerar confusão.

Conhecer melhor as características de cada um deles é fundamental na hora de pensar a estratégia de comunicação do seu negócio! E é nisso que vamos te ajudar neste artigo!

Talvez o formato mais tradicional da comunicação corporativa seja o vídeo institucional! Ele é um cartão de visitas da empresa, e resume o que ela é e o que ela faz, com o objetivo de apresentá-la a seus diferentes públicos de interesse.

Um institucional precisa tratar da atividade daquela empresa, mostrar sua estrutura, destacar seus diferenciais, seus produtos e seus serviços. Alguns dão um peso maior para a história, outros dedicam mais tempo para números e resultados. Mas, em linhas gerais, é um vídeo para mostrar que empresa é aquela e do que ela é capaz.

Veja aqui um exemplo: https://cartolafilmes.com.br/trabalhos/wyda-institucional/

Já um vídeo manifesto é um pouco diferente. Ele também aborda a companhia pelo viés institucional, mas neste caso, o foco é mais a sua essência, sua razão de ser. Por isso, um vídeo manifesto dá mais atenção para tópicos como valores e missão, em vez de temas mais práticos como portfólio de produtos ou “big numbers”.

Veja aqui um exemplo: https://cartolafilmes.com.br/trabalhos/manifesto-st-pauls-school/

Um vídeo institucional é mais objetivo. Um manifesto, mais subjetivo. Um explica, o outro conceitualiza. Um é mais fechado, com um propósito mais pragmático. Outro é mais aberto, influenciando a comunicação da empresa como um todo, e indicando o tom de voz da companhia.

Deu pra entender as principais diferenças? Se precisar, a Cartola Filmes está aqui pra te ajudar com institucionais ou manifestos! Dê um pulo em nossa seção de trabalhos e confira tudo o que já produzimos!

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