Todo mundo já sabe que o fenômeno TikTok vai muito além de dancinhas e transições engraçadinhas. A rede social do momento não para de crescer e cada vez mais se torna um canal interessante para ser usado por marcas e empresas.
A pergunta que não quer calar é: quais são as principais características que valem ser levadas em conta na hora de criar seus vídeos para o TikTok?
A grande sacada da rede social chinesa é seu algoritmo e sua aba “Para você”, que estimula a navegação aberta, para além das contas que você segue. O aplicativo te sugere vídeos o tempo todo, e faz isso através de uma inteligência artificial que aprende muito bem quais são seus interesses.
A consequência é que o conteúdo de cada post tem um peso maior no Tiktok do que no Instagram, por exemplo. E na rede chinesa a quantidade de seguidores influencia menos na circulação desse conteúdo.
Ou seja, no TikTok é mais fácil você fazer o seu conteúdo alcançar o seu público. O importante é você saber que público é esse, e o que você vai produzir para atrair sua atenção!
Dicas para você
Agora, fique ligado, porque na hora de produzir, vale dançar conforme a música, levando em conta as particularidades da plataforma e deixando seus vídeos em sintonia com o ambiente e com o que o usuário espera encontrar.
Uma dessas particularidades é o som! A navegação pelo Tiktok pressupõe o som habilitado! Então, abuse dele! Seja com trilha marcante, seja com conteúdos em que a voz tem relevância, como depoimentos ou trechos de entrevista.
Destacar pessoas também faz a diferença, porque aumenta a conexão. Planos fechados, rostos em close, olho no olho. Tudo isso é bem-vindo no TikTok!
O formato é outro ponto fundamental! Faça seus vídeos sempre na vertical e aproveite todo o espaço em tela cheia que o app te oferece. Mas tome cuidado com as extremidades da tela, que estão sempre carregadas de informação. Evite colocar coisas relevantes ali.
Ficar ligado nas trends também é importante. Descubra o que está bombando na rede, como temas, músicas, estilos de transição ou formatos de vídeo, e busque adaptar essa tendência ao seu conteúdo. Seguir a corrente é sempre uma boa opção para ir mais longe.
E tem muito mais coisas que você vai descobrir explorando a plataforma não só com os olhos de consumidor, mas também com a atenção de produtor! Se quiser saber mais, ou se precisa de uma ajuda para produzir seus conteúdos, conte com a gente. É só chamar a Cartola!